Panorama e oportunidades no mercado de alumínio

O alumínio é um material versátil que possui características químicas e físicas diferenciadas.

São muitas as vantagens encontradas na sua utilização, como, por exemplo:

  • baixo peso,
  • excelente resistência mecânica,
  • alta resistência à corrosão,
  • propriedade antimagnética, etc.

A produção brasileira desse material vem crescendo desde 2021 e no ano de 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), registrou-se um aumento de 24% se comparado ao ano anterior.

De acordo com esse resultado, o Brasil retomou a autossuficiência produtiva, não dependendo mais de importações para atender a demanda do mercado nacional. Hoje, mostraremos detalhes sobre o panorama e oportunidades desse mercado. Continue a leitura e confira!

A alta do alumínio em 2024

O ano de 2024 apresenta uma alta no preço do alumínio, quando se observou as seguintes variações:

  • janeiro/2024 – queda de 2,28%,
  • fevereiro/2024 – aumento de 4,89%.
  • março/2024 – aumento de 10,89%,
  • abril/2024 – queda de 2,33%.

Apesar dessa realidade, as previsões da empresa de consultoria CRU Group, em um estudo encomendado pelo Instituto Internacional de Alumínio (IAI), apontam para um aumento na demanda desse produto na ordem de 40% até o ano de 2030.

Segundo o estudo, esse aumento no consumo se dá em razão do crescimento dos quatro principais setores que utilizam esse material, ou seja: transportes, embalagens, construção civil e setor elétrico.

Além disso, ela também está relacionada ao aspecto sustentável, uma vez que esse produto é 100% reciclável.

Perspectivas e competitividade do mercado

Diante dessa combinação de variáveis, onde se registra um aumento da oferta do produto no mercado nacional e convive-se com uma alta nos preços em função da demanda, o momento é de incertezas.

Percebe-se que o mercado se movimenta com atenção, especialmente referente aos altos valores cobrados por essa matéria-prima, portanto, nota-se cautela nas negociações.

Por outro lado, o mercado de alumínio está otimista com relação aos resultados a serem conquistados em 2024, pois, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vivemos um momento de aumento da demanda e de expansão de crédito.

A partir do Informe Conjuntural do primeiro trimestre do ano, a CNI indica uma projeção de crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, as expectativas também se demonstram positivas em função de:

  • inflação em ritmo de desaceleração,
  • redução na taxa básica de juros,
  • diminuição na taxa de desemprego,
  • melhoria na renda familiar brasileira.

Pré-formados CG3 Telecom: produtos personalizados e com preço justo!

Uma boa notícia para você que precisa aÉ importante lembrar que, nos dois tipdquirir pré-formados para passagem de cabos ópticos e cordoalhas é que a CG3 Telecom, mesmo diante do quadro que se desenha, continuará mantendo a qualidade já conhecida do mercado e os preços justos.

os de alças produzidas, a de amarração é feita em aço e a de ancoragem recebe o alumínio como matéria-prima.

Outro ponto de destaque que vale ser lembrado diz respeito à variedade de pré-formados disponíveis na CG3 Telecom, onde a versatilidade e a capacidade de personalização dos produtos fazem parte do nosso trabalho, ou seja, para cada aplicação há uma solução sob medida.

Como se observa, o alumínio continuará fazendo sucesso em parte do mercado brasileiro e as incertezas com relação aos preços deixam de ser um problema se sua empresa opta por nossas soluções.

Há mais de 10 anos no mercado, consolidamos nossa marca em todo o Brasil, oferecendo o que existe de melhor em soluções no segmento de telecomunicações.

Se você deseja esclarecer alguma dúvida ou solicitar um orçamento, entre em contato. Estamos prontos para contribuir e apresentar a solução adequada para a sua empresa!

(Imagens: divulgação)