Benefícios e vantagens dos isoladores de porcelana e polimérico

Os isoladores de porcelana e polimérico são facilmente localizados nas instalações elétricas, tendo por objetivo garantir a segurança desses ambientes.

Trata-se de materiais isolantes que possuem as seguintes características:
– alta resistência à passagem de corrente elétrica,
– separar os condutores sem transmitir corrente,
– proteger as pessoas de fios e peças que possam estar energizadas.

Esses componentes formam uma barreira que impede os choques elétricos e proteção contra curtos-circuitos.

Dados apresentados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelam que, em 2023, ocorreram 2.089 incidentes envolvendo eletricidade no Brasil, onde foram registrados 781 óbitos.

Neste post, apresentaremos a importância dos isoladores de porcelana e polimérico nas instalações e estruturas elétricas. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

As diferenças entre os isoladores de porcelana e polimérico

Existem diferenças entre os isoladores de porcelana e os poliméricos, onde suas aplicações são voltadas a características distintas.

Os isoladores poliméricos são leves, compactos e resistentes a impactos e ações do tempo, inclusive no que se refere à poluição da atmosfera.

Assim, polímeros são materiais de baixa densidade, possuindo rigidez e resistência comparáveis à dos metais e das cerâmicas, sendo extremamente dúcteis e flexíveis.

Já os isoladores de porcelana, por sua vez, são os ideais para média e alta tensão, apresentando um ótimo custo-benefício e bastante flexibilidade.

Fabricados a partir de cerâmica ou porcelana, podem ser submetidos a altas cargas elétricas, variações de temperaturas e condições ambientais adversas, portanto, são duráveis e possuem grande resistência mecânica.

Vantagens e benefícios dos isoladores de porcelana

Como vimos, os isoladores de porcelana são apropriados para serem utilizados em ambientes inóspitos.

A sua durabilidade e longevidade são fundamentais para garantir uma menor necessidade de manutenção.

Desse modo, a porcelana é um material não condutor e resistente a altas temperaturas, fabricado a partir da argila e feldspato.

Resistente ao clima, esse componente se torna o ideal para superar condições ambientais adversas, onde a alta resistência mecânica suporta grandes cargas de eletricidade e choques.

Normalmente, são encontrados nas:
– linhas de transmissão de alta tensão,
– linhas de distribuição de energia elétrica,
– subestações elétricas,
– sistemas de proteção contra raios.

Outro fato que merece destaque é que o design desse tipo de isolador é fundamental para a obtenção de excelentes resultados, uma vez que são projetados para suportar a tensão elétrica e cargas mecânicas, como ventos fortes e variações de temperaturas.

Vantagens e benefícios dos isoladores de polimérico

Diferente dos isoladores de porcelana, os poliméricos são bem mais leves, tornando-se um grande facilitador no processo de instalação.

A leveza desses componentes reduz custos, no entanto, não significa fragilidade, pois são projetados para absorverem bem os impactos, possuindo uma alta resistência.

Daí então a sua aplicação em grande escala nos locais e áreas que são suscetíveis ao vandalismo e outros danos de ordem natural.

Como já mencionado, é uma excelente opção no que se refere a resistência à poluição, gerando um menor acúmulo de contaminantes, situação que acaba colaborando para um baixo índice de manutenção.

Sua aplicação é voltada a sistemas de média tensão, onde são encontrados com frequência e em conjunto com:
– sistemas de proteção contra raios,
– cabines primárias,
– sistemas de aterramento,
– transformadores,
– disjuntores,
– chaves de distribuição,
– conectores, etc.

Os componentes poliméricos apresentam menor poluição visual, uma vez que são menores, possuindo um diâmetro quase 50% inferior aos isoladores de porcelana.

São, portanto, bastante utilizados em redes de distribuição compactas (RDC) em função do seu tamanho.

Agora que você sabe as diferenças, vantagens e detalhes a respeito dos isoladores, entre em contato com a CG3 Telecom e conheça nossa linha de produtos.

Estamos prontos para atender a demanda de seus projetos e capacitados a oferecer qualidade e soluções completas para a construção da sua rede!

(Imagens: divulgação)