Cenário da telecomunicação no mercado Latam

O mercado Latam, ou seja, o que envolve a América Latina, vem apresentando grandes avanços no segmento das telecomunicações.

De acordo com um estudo realizado pela American Tower e SmC+ Digital Public Affairs, intitulado “A gestão da infraestrutura da Telecomunicação como pilar fundamental para o futuro da América Latina”, os investimentos estão acontecendo e a oferta desses serviços cresce na maioria dos países da região.

Mesmo diante de barreiras administrativas impostas por órgão federais e municipais de alguns países, os avanços são visíveis.

Os destaques na padronização e simplificação dos processos são perceptíveis no:

  • Brasil,
  • Peru, 
  • Paraguai.

Isso significa tecnologias disponíveis e benefícios oferecidos às empresas e população que desejam contar com esses recursos!

Os marcos da telecomunicação no mercado Latam nos últimos anos

O mercado Latam no segmento da telecomunicação atravessou nos últimos anos profundas mudanças, onde a infraestrutura, até então restrita e fornecida pelo estado, passou a ser aberta para a livre concorrência.

Como destaque, apontamos alguns marcos importantes a esse respeito:

  • até 1990 – as empresas estatais estavam a frente do setor na América Latina,
  • 1990 – privatização das companhias telefônicas na Argentina e México,
  • 1994 – inicia-se a comercialização dos serviços de internet,
  • 2000 – a telefonia móvel alcançou 650 milhões de usuários,
  • 2001 – o crescimento das estruturas de fibra ópticas,
  • 2007 – a TV digital chega a América Latina,
  • 2013 – tecnologia 4G torna-se uma realidade,
  • 2021 – iniciam-se os serviços de telecomunicações por meio da tecnologia 5G.

Como se observa, o salto tecnológico foi significativo e as tecnologias desenvolvidas no mundo são rapidamente disponibilizadas nos países latino americanos, onde o Brasil se destaca como o maior mercado da região.

As principais tendências no setor

O que se percebe como tendências no setor de telecomunicação para o mercado Latam são ações diferenciadas entre os diversos países, no entanto, algumas delas precisam ser adotadas imediatamente por todos:

Fibra óptica

A fibra óptica é uma tecnologia que não para de crescer em todo o mundo e no mercado Latam essa realidade não é diferente.

A América Latina é um dos mercados que mais cresce no mundo com relação a essa tecnologia, onde o Brasil ocupa a 3ª colocação do ranking mundial, ficando apenas atrás da China e Índia, enquanto que o México ocupa a 7ª posição global.

Com a chegada da tecnologia 5G, estima-se um crescimento ainda mais significativo de usuários da internet nos próximos anos.

Tecnologias omnichannel

As tecnologias omnichannel são aquelas que possibilitam ao usuário a escolha de qualquer canal disponível por um empreendimento para o desenvolvimento de alguma ação, como, por exemplo:

  • envio de uma solicitação,
  • colocação de um pedido,
  • solicitação de suporte técnico,
  • realização de uma reclamação, etc.

Isso significa que esse usuário pode iniciar um processo de compra através do WhatsApp, avaliar a mercadoria em uma loja física e fechar o seu pedido através do ecommerce do fornecedor.

Esse tipo de situação precisa fazer parte da realidade de todas as empresas que queiram ter sucesso, pois essa tendência é cada vez maior em todo o mercado Latam.

Experiências conversacionais

Por fim, outro cenário que se apresenta diz respeito às experiências conversacionais, ou seja, a comunicação entre usuário e empresas.

Acompanhando a tendência omnichannel, cada vez mais as pessoas desejam se comunicar através de canais digitais, evitando que tenham que se deslocar até o endereço para um contato pessoal.

Essa tendência ganha espaço em toda a América Latina, onde uma mensagem remetida para algum canal de uma empresa ou entidade precisa ser recebida, avaliada e respondida adequadamente.

Como se observa, muito precisa ser feito para que as empresas possam estar adequadas aos novos cenários da telecomunicação no mercado Latam, portanto, é hora de avaliações e busca por soluções que atendam a essas novas realidades.

Para se adequar ao que vem por aí, leia também nosso post: Transformando o futuro: descubra como nossas ferragens impulsionam a sustentabilidade na infraestrutura de redes!

(Imagens: divulgação)